quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Flores de Palha na Feira da Providência








Amigos,

Acima algumas fotos das nossas flores expostas na Feira da Providência deste ano.

O Stand do artesanato do Rio de Janeiro estava lotado de pessoas curiosas admirando os produtos expostos. A secretaria de cultura fez um trabalho exemplar.

Fica aqui, mais uma vez, nosso sincero agradecimento.

Em breve aqui, mostraremos algumas fotos da festa de Pré-Inauguração do nosso Ponto de Cultura que aconteceu no último sábado, dia 12 de dezembro.

Até mais...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Memórias, Receitas e tudo mais...

Estes caderninhos lindos aqui do lado, são a mais recente novidade que temos para mostrar. Eles são encadernados com tecido, tem a capa dura e o acabamento super bem feito. Eles também estarão expostos na Feira da Providência e demais eventos que a Associação participar. Existem dois tamanhos, pequeno e grande, ambos com estampas variadas e lindas. Uma boa opção para seu presente de natal. Certamente eles poderão guardar as melhores memórias, receitas e tudo mais que você quiser.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Feira da Providência 2009

A Associação de Artesanato de Avelar (AADA) participará da 48ª edição da Feira da Providência, que acontecerá de 25 a 29 de novembro no Rio Centro, Rio de Janeiro.

O evento foi se consolidando como multissetorial, e abrange empresas dos mais variados segmentos. Nos cinco dias de evento, o público encontra em um mesmo local moda, artesanato, gastronomia, cultura, lazer e oportunidades de novos negócios em uma área de mais de 30 mil m², com centenas de expositores.

A Feira é o lugar perfeito para suas compras de Natal. Lá estão os setores de artesanato, casa e decoração, artigos para cozinha, moda acessórios, saúde e beleza.


Venha nos visitar!


FEIRA DA PROVIDÊNCIA 2009
Quando: 25 a 29 de novembro 2009
Onde: Riocentro, Rio de Janeiro
De quarta a domingo das 12h as 23h
Preço: Ingressos R$12, meia entrada para estudantes com comprovação e idosos acima de 60 anos. Crianças até um metro não pagam

Ponto de Cultura

É com grande satisfação que comunicamos que a Associação de Artesanato de Avelar, Paty do Alferes, RJ foi contemplada com o apoio por meio de repasse financeiro do Programa Mais Cultura - Pontos de Cultura, projetos oriundos de instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural, ou com histórico de atividades culturais atuantes na produção artístico cultural, constituídas há pelo menos dois anos, com intensa contribuição para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo, fortalecimento e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.

O Ponto de cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes em comunidades do Estado, desenvolvendo atividades continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas populares.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Trigo

 
 
Posted by Picasa

Flor do Café

 
 
Posted by Picasa

Palma

 
Posted by Picasa

Rosa Grande

 
 
Posted by Picasa

Galhinho

 
 
 
Posted by Picasa

Margarida Branca

 
 
 
Posted by Picasa

Margarida

 
 
Posted by Picasa

Rosa Redonda

 
 
Posted by Picasa

Crisântemo

 
 
Posted by Picasa

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A História da Flor de Palha de Avelar

O artesanato com palha de milho teve início em Avelar, Paty do Alferes, RJ, quando há muito tempo uma professora da região, em visita ao nordeste, trouxe um modelo de flor de palha.

Dona Maria José do Pinho, na época, uma senhora de 75 anos, que já fazia flores de papel e palha de bananeira passou a desenvolver também modelos de flores em palha de milho, e em seguida começou a ensinar esta arte a outras senhoras da região.

A comunidade de Avelar, através das professoras locais, deu início a um trabalho de implantar o Programa de artesanato nas Escolas Comunitárias (PAEC). Esta iniciativa deu ânimo a comunidade que através do artesanato em palha começou a desenvolver diferentes peças com a palha do milho, como bolsas, bonecas, caixas, entre outros ítens.

Entre as flores podemos citar inúmeras espécies, entre elas: rosa bicuda, crisântemo, margarida, trigo, palma, galhinho, espiguinha e flor de café.